"Os bancos centrais criaram um monstro", diz Stephen Roach.

Sergio Lamucci | De São Paulo

O economista americano Stephen Roach defende uma normalização mais rápida da política monetária pelos bancos centrais dos países desenvolvidos. Professor da Universidade de Yale, ele diz que “o fracasso em fazer isso pode levar a bolhas de ativos, bolhas de crédito e uma variedade de perturbações nos mercados financeiros”. Para Roach, é necessário  reduzir mais agressivamente os estímulos política monetária. O Federal Reserve (Fed, o BC americano), por exemplo, deveria elevar os juros básicos e diminuir o seu balanço com mais rapidez.

Na visão de Roach, “os bancos centrais basicamente criaram um monstro” com a política de juros no chão e compras maciças de ativos, como títulos públicos. “A maior parte das maiores economias do mundo está muito mais dependente de preços de ativos para impulsionar a atividade econômica do que ocorreu historicamente.”

Para Roach, um dos grandes desafios no ano que vem é como a economia global reagirá quando o ciclo de liquidez começar a mudar de direção. “O mercado de ações está sobrevalorizado. O mercado de ‘junk bonds’ [títulos com baixa qualidade de crédito] está sobrevalorizado. O bitcoin está ridículo.” São bolhas? “Eu classificaria como sobrevalorizações”, diz Roach, que foi da equipe de economistas do Fed nos anos 1970.

Em artigo recente, Roach cita como exemplo de risco a normalização gradual feita pelo Federal Reserve entre 2004 e 2006, quando o BC americano promoveu 17 altas de 0,25 ponto percentual, num aperto que ele vê como gradativo demais. Foi nesse período, segundo Roach, que se semeou a crise financeira global de 2008 e 2009. “Nós estamos aparentemente ignorando essa lição dolorosa”, afirma ele. No artigo, Roach alerta que há mais de US$ 6 trilhões circulando nos mercados financeiros globais, distorcendo preços de ativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image